Suporte > Base de Conhecimento > Artigos > Como usar o GSMME


Como usar o GSMME




O GSMME é uma ferramenta disponibilizada pela Google para fazer migração de dados, nela podemos migrar e-mails, contatos e eventos do calendário a ferramenta utiliza a conexão via IMAP para migração de dados, mas nela também podemos migrar arquivos de PST. O GSSME não é uma ferramenta indicada para o uso de usuários e sim de administradores porque são necessárias uma série de liberações. Com essa ferramenta você pode migrar diversas contas de uma só vez.


Para começarmos verifique se seu sistema é compatível com a aplicação:


Meio Ambiente:


  • G Suite, G Suite for Education, ou G Suite para o governo.

  • Microsoft® Exchange 2000/2003/2007/2010 ou um servidor IMAP (Novell® GroupWise®, Cyrus, Dovecot, Courier, SunMail, Zimbra ou Gmail).

Máquina para executar a ferramenta:


  • Microsoft® Windows: Windows XP SP3, Windows Vista Business SP1 ou posterior, Windows 7, Windows 8, Windows Server 2003 SP2 ou posterior, Windows 2008, Windows 2008 R2.

  • Microsoft Outlook® 2003/2007/2010/2013 (requerido apenas para migrar de arquivos Microsoft® Exchange ou PST). As versões de 64 bits e as versões de clique para executar não são suportada


Depois de confirmar se o sistema é compatível ou não faça o download da aplicação, você pode encontra-lá em https://tools.google.com/dlpage/exchangemigration ou clique aqui.


Primeiro vamos autorizar a aplicação para o domínio.


Etapa 1 (Criar conta de serviço):

Precisamos criar uma conta de serviço para a ferramenta da migração.


  1. Acesse o site https://console.developers.google.com/project ou clique aqui e faça login como superadministrador.


  1. Crie um novo projeto de uma das seguintes formas:

    1. Se você ainda não tiver usado o Developers Console, aceite os Termos de Serviço do Google Cloud Platform. Em seguida, clique em Criar um projeto.

    2. Na parte superior da tela, ao lado do nome do seu projeto mais recente, clique na seta para baixo Seta para baixo para abrir a lista de projetos. Em seguida, clique em Criar Criar para criar um novo projeto.

  2. Digite o nome do projeto e clique em Criar.


Etapa 2 (Ativar APIS):

Ao criar uma conta de serviço você será direcionado para uma nova tela, pode ser que leve alguns segundos para carregar.


Cada ferramenta utiliza um conjunto de APIs diferente:

Ferramenta

APIs do G Suite

G Suite Migration for Microsoft® Exchange

Admin SDK, Calendar API, Contacts API, Gmail API, Groups Migration API

G Suite Password Sync

Admin SDK

G Suite Migration for IBM® Notes®

Calendar API, Contacts API, Gmail API, Groups Migration API

Google Calendar Connector for IBM® Notes®

Admin SDK, Calendar API

Google Calendar Resource Sync

Admin SDK, Calendar API


Essas APIs precisam ser ativadas para que possa ser utilizada pelo domínio. Para ativá-las pode buscar pelo nome no campo de busca ou procura-la entre os ícones do painel.


Etapa 3 (criar conta de serviço):


  1. No canto superior esquerdo do console, clique em Menu Menu.

  2. Clique em IAM e administrador depois Contas de serviço.

  3. Clique em Criar conta de serviço e digite um nome no campo Nome da conta de serviço.

  4. Marque a caixa Fornecer uma nova chave privada e verifique se o tipo de chave está definido como JSON.

  5. Marque a caixa Ativar a delegação em todo o domínio e digite um nome no campo Nome do produto para a tela de consentimento.

  6. Clique em Criar. Você verá uma mensagem informando o download do arquivo JSON da conta de serviço para seu computador. Anote o local e o nome do arquivo. Você precisará dessas informações posteriormente.

  7. Clique em Fechar.

  8. Se você estiver instalando o GSMME ou o GSPS:

    • Na coluna Opções, clique no link Visualizar ID do cliente da conta de serviço que você acabou de criar.

    • Copie o valor de ID do cliente. Você precisará dessa informação posteriormente.


É importante que anote o ID do cliente pois vamos utilizar esse número na próxima etapa.



Etapa 4 (autorizar seu ID do cliente no Admin Console)


  1. Acesse seu painel de administração Google (admin.google.com ou clique aqui, não se esqueça que o acesso deve ser feito por uma conta de administrador).

  2. Procure por “Segurança", clique em Configurações avançadas.Talvez seja necessário clicar em Mostrar mais para ver as Configurações avançadas.

  3. Na seção Autenticação, clique em Gerenciar acesso de cliente de API.

  4. No campo Nome do cliente, digite o ID do cliente da sua conta de serviço.

  5. Na caixa Um ou mais escopos de API, copie e cole a seguinte lista de escopos separada por vírgula:

  6. https://www.google.com/m8/feeds/,

  7. https://www.googleapis.com/auth/admin.directory.group.readonly,

  8. https://www.googleapis.com/auth/admin.directory.user,

  9. https://www.googleapis.com/auth/apps.groups.migration,

  10. https://www.googleapis.com/auth/calendar,

  11. https://www.googleapis.com/auth/gmail.insert,

  12. https://www.googleapis.com/auth/gmail.labels

  13. Clique em Autorizar.

  14. Ao lado do ID do cliente digitado, confirme que os escopos aparecem com uma descrição em inglês. Em caso negativo, na caixa Um ou mais escopos de API, digite o escopo corretamente e clique em Autorizar.

  15. Depois de digitar todos os escopos corretamente, volte ao Google Developers Console e clique em Concluído.

Etapa 5 (Detalhes do servidor):

  1. Em Tipo de servidor, selecione Exchange.

  2. No campo Nome do host/endereço IP, digite o nome do seu domínio ou o endereço IP do servidor de e-mail do qual você deseja migrar os dados. Por exemplo: smtp.meudominio.com ou 198.102.434.8.

  3. No campo Nome de usuário do administrador, digite o nome de usuário da conta do administrador do Exchange que você deseja usar para abrir os repositórios de e-mails dos usuários.

  4. Recursos da agenda: se você estiver migrando recursos da agenda, faça o seguinte:

    • Para evitar erros de migração, use uma conta de administrador do G Suite separada para cada instância do GSMME.

    • Altere o número de migrações paralelas do GSMME de 25 (padrão) para 1.

  5. Clique em Próxima.




Etapa 6 (Informações sobre usuário e domínio):

  1. No campo Nome de domínio do G Suite, digite o novo domínio principal do G Suite para onde os dados serão migrados.

  2. No campo Arquivo de credenciais da conta de serviço, digite o caminho para o arquivo JSON de credenciais criado como parte do processo de autorização.

  3. No campo Usuário administrador do G Suite, digite o endereço de e-mail completo do superusuário do domínio do G Suite.

  4. Clique em Próxima.

Etapa 7 (Configurações da migração):

  1. Marque a caixa de seleção para cada tipo de dados que você deseja migrar: e-mail, agenda ou contatos.

  2. Clique em Próxima.

  3. Verifique as configurações e altere-as caso necessário:

    • Migrar todos os dados: só utilize esta opção se estiver migrando uma conta novamente.

    • Salvar configurações: quando esta opção é marcada, o utilitário mantém a configuração atual para uso futuro.

    • Executar diagnóstico: quando esta opção é marcada, o GSMME verifica a configuração antes de fazer a migração.

    • Estimar: quando esta opção é marcada, o GSMME estima o número de mensagens dos usuários de origem.

    • Migrar: quando esta opção é marcada, o GSMME faz a migração.

  4. Clique em Próxima.

  5. Na caixa de diálogo exibida, digite o nome de usuário e a senha da conta de administrador do Exchange que você usa para abrir os repositórios de e-mails dos usuários. Se você marcar Lembrar minha senha, esta etapa será ignorada em migrações futuras. Nesta parte é necessário que crie um arquivo .CSV com o seguinte formato: usuário@antigodomínio.com.br#Senhadoantigoprovedor, novacontagoogle@domínio.com.br.

  6. Clique em OK para iniciar o processo de migração.

Ao clicar em OK, a ferramenta irá estimar todos os dados da caixa dos usuários que deseja fazer a migração a partir daí a ferramenta te mostra o progresso em porcentagem.









Esta resposta lhe foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo

Veja também
Alterar senha de um usuário (Visualizações: 157)
Ips Google Apps (Visualizações: 1449)
Migrando e-mails do Outlook for Mac (Visualizações: 617)